Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O QUE SEGUIR


por Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja








(Vrindavana, Índia, 24 de setembro de 2000) 

 
Na linha devocional, quando o guru dá a bhakti-lata-bija, há duas coisas necessárias para o sucesso- a misericórdia do guru e dos Vaisnavas e seu próprio esforço para servir o seu guru. Assim terá completa obediência. Se alguém é um verdadeiro Vaisnava e devoto puro, não haverá diferença entre gurudeva e este devoto. Por outro lado, se alguém tem uma diferença de opinião de gurudeva, podemos ter algum respeito por ele, mas devemos seguir somente os verdadeiros diksa e siksa gurus. Estes estarão na mesma linha. Assim, não haverá confusão. A princípio, a misericórdia de gurudeva e de Krsna estão aí. Eles tem dado a semente de bhakti-lata, desejo para servir a Krsna. Podemos ter tomado diksa, mas devemos tentar realizar o que é a verdadeira diksa. A misericórdia é necessária, mas deveríamos nos esforçar para ocupar sempre nossas mentes em serviço a Krsna, ocupando todos nossos sentidos e todas nossas posses. Deveríamos observar que nem mesmo até por um segundo deveríamos deixar nossas mentes irem aqui e acolá. Se o guru é fidedigno, tentem obedecer suas ordens, como aquelas do primeiro verso do Upadesamrta. Aqueles versos não são somente para lembrar, mas para seguir completamente. Se vocês não fazem isto, vocês estarão enganando a vocês mesmos. Vocês não podem enganar o guru, Vaisnavas e Krsna. Se vocês não seguem o Upadesamrta, vocês não podem seguir o humor interno do guru. Se vocês seguem desde o início, de vaco vegam manasa krodha vegam, dando seqüência a todos os slokas, então vocês podem realmente seguir e receber a misericórdia do guru- de outra maneira, não. O guru e Krsna irão ver. Algumas vezes isto é muito duro de seguir, mas tentem superar todos os sentidos. Tentem manter seus corações e mentes vazios, assim eles podem ser preenchidos pelo guru e por Krsna. Nosso objetivo deve ser fixo. Vocês podem ter um certo objetivo no presente, mas quando nosso padrão de bhakti aumenta, nosso objeto irá também mudar e desenvolver-se. Desde o primeiro momento, que me incorporei ao math, até agora, assim muitas coisas tem mudado. Quando rati (bhava-bhakti) vier, então seus objetivos serão fixados. Antes deste momento haverá muitas mudanças de objetivos. Um objetivo pode até ser fixado. Antes deste momento, haverá assim muitas mudanças de objetivos. Um objetivo pode estar certo hoje, mas amanhã você verá que isto não era perfeito. Quando rati, o primeiro estágio de prema vem e, especialmente quando sthayi-bhava vem, neste momento o objetivo irá ser fixado. Deveríamos ocupar nossos corações, mentes e sentidos na execução de bhakti, iniciando com sravanam, kirtanam, visnu-smaranam. Sempre se ocupar em svarupa-siddha-bhakti, caso contrário vocês se desviarão. Estou vendo e tenho visto através de toda minha vida inteira, que muitos vem e se incorporam ao math, e então mais tarde caem, porque eles não se esforçaram arduamente. Assim, praticar vaco vegam manasa krodha vegam. Algumas vezes posso me tornar irado e castigar um discípulo, mas ele não deveria levar isto a mau. Posso especialmente me tornar irado quando alguém tentar tocar meus pés; isto é svabhavika; é natural que me torne irado com relação a isto. Algumas vezes os devotos tornam-se chateados, mas não precisam. Também sei que os brahmacaris tornam-se chateados quando eles não podem reconciliar as diferenças das declarações que eu faço. Algumas vezes parecem ter contradições nas escrituras, como os Vedas e os Upanisads, e é por causa disto que Srila Vyasadeva manifestou o Vedanta-sutra. Ainda, sem uma explicação vocês não podem entender isto. Até mesmo no Srimad-Bhagavatam há assim muitas declarações que parecem contraditórias para um ou outro e vocês não podem reconciliá- las. Não deveria haver desesperança. Este sentido de desesperança é a causa da queda. Se gurudeva nos castiga, deveríamos simplesmente observar como poderíamos serví-lo mais- e isto não se tornar desesperança. Por algum período de tempo meu gurudeva pareceu não estar satisfeito com nada. Que fiz? Sempre me ocupei em fazer um grande número de serviços, assim isto deveria torná-lo feliz. Assim não fique sem esperança. Pense: "Isto é para eu melhorar." Gurudeva não tem outro interesse.Você deveria pensar: "Meu gurudeva é mais inteligente do que eu. Ele é o mais inteligente. Ele é meu bem- querente e amigo." Se um guru fidedigno castiga um discípulo isto é para a melhora deste discípulo – para o desenvolvimento de sua bhakti. Sei que especialmente os devotos ocidentais são atraídos rapidamente, mas após algum tempo eles vão embora. Eles facilmente vão. Não sejam assim. Sempre ocupem suas mentes em bhakti. Isto irá auxiliá-los. Tentem seguir de baixo ao alto, do início ao fim. Não percam nenhuma aula de gurudeva. Se eu digo: "Levantem-se e digam alguma coisa em frente de todos os devotos ", não hesite. Isto irá auxiliar sua bhakti. Agora mesmo, o parikrama está vindo. Tentem oferecer respeitos a Vraja Mandala e ocuparem-se em serviço. Lembrem- se sempre que Narada tem duas bênçãos de Krsna. A primeira é que se alguém ouve vraja-katha, este katha irá dar misericórdia e krsna- prema virá. A segunda é que se alguém toca a lila-sthana, os lugares dos passatempos de Krsna, krsna-prema também virá. Isto é certo. Nisto há algum obstáculo, este obstáculo é a dúvida. Se há dúvida a misericórdia não virá. Você tem ouvido e lido no Sri Caitanya Caritamrta: "sadhu-sanga, nama-sankirtana, bhagavata-sravana, mathura- vasa, sri murtira sraddhaya sevana. Estes são os cinco ítems mais importantes de bhakti. Qual é o significado? Alguém deveria ter a associação de rasika bhavaka bhaktas, e deveria sempre cantar e se lembrar do Srimad Bhagavatam na companhia de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura, Srila Sanatana Govami e Srila Jiva Gosvami, na linha de Srila Rupa Gosvami e Sri Caitanya Mahaprabhu (por ouvir, ler e lembrar-se de seus comentários) em sadhu-sanga. Ele deveria permanecer em Mathura ou Vrindavana e ir para tais lugares como Radha- kunda e Govardhana, na associação e guia de sadhus puros. Em sadhu- sanga ele deveria ocupar-se no serviço de Sri-murti. Mas, esta adoração, não deveria ser arcana de terceira classe. Este deveria ser como o arcana de Srila Raghunatha dasa Gosvami. A atividade pode parecer a mesma, mas o humor é diferente. Deveríamos seguir o humor de adoração de Srila Krsnadasa Kaviraja Gosvami e Srila Visvanatha Cakravarti Thakura, cuja deidade é Gokulananda. Observem como Rupa Gosvami fazia para servir. Observem como Srila Gopala Bhatta servia sua salagrama-sila tão bem que a deidade mesma se transformou em Sri Radha Ramana. Devemos seguir estes acaryas. Se alguém até mesmo ligeiramente toca um destes cinco, krsna-prema virá definitivamente. Se temos algum outro motivo do que krsna-prema, se cometemos vaisnava- aparadha e nama-aparadha, ficaremos confusos. Até mesmo se há namabhasa, clareando o estágio de cantar, o progresso demorará a acontecer. Se temos mais fé em dinheiro do que em gurudeva, Vaisnavas e bhakti ou se temos alguma coisa para esconder de gurudeva, não iremos progredir. Assim deveríamos estar prontos para abrir nossos corações, até mesmo de maus pensamentos que estão vindo. Se vocês assim praticam, então muito em breve, nesta vida, vocês poderão realizar alguma coisa. Alguém pode preocupar-se que: "Gurudeva e os Vaisnavas estão fazendo o parikrama e, posso estar assim ocupadamente engajado no serviço que eu não posso ser capaz de completar meu cantar de uma lack de nomes, e inacapacitado de fazer dandavats parikram," mas não há problema nisto. Lembro-me que quando me incorporei ao math e Gurudeva e os Vaisnavas estavam fazendo parikrama a pé. Naquele tempo estava tão ocupado fazendo o gerenciamento que eu não podia cantar ou lembrar os slokas e prarthanas (orações). Gurudeva tinha também me dito: "Não faça nirjala ekadasi, ou você não será capaz de administrar." Perguntei a ele o que deveria fazer. Ele me disse que deveria pegar toda a responsabilidade para mim. Até mesmo se vocês estão muito ocupados, sempre tentem ocupar suas mentes em Krsna. Tentem ter um siksa-guru, mantenham seus corações com este siksa-guru e faça suas perguntas para ele. Irei também ajudar, mas algumas vezes não posso estar fisicamente disponível. Há muitos devotos qualificados aqui que podem ajudá-los.
(extraído de www.purebhakti.com programa harikathabvnm por Syamarani Dasi) tradução para o português: Govinda dasi


http://www.sadhanatimes.com.br/harikatha.php?cod=4

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cante este mantra e seja feliz:

Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
hare krishna !reverencias a todos os leitores e devotos do senhor krishna !

este blog esta em construção , vou tentar condensar aqui as aulas do site bhakti brasil que encontrar on line .jaya srila gurudeva !

Yuga Acarya Srila Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaja Ki Jay Ho!!!