Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ANOTEM ISTO NO ÂMAGO DE SEUS CORAÇÕES



(Uma aula de Jaiva Dharma)
Tridandiswami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja
Austrália, Murwillumbah; 18 de fevereiro de , 2002

1 Há 10 verdades essencias da existência, e elas são chamadas Dasamula. Dasamula Siksa, ensinamentos destas verdades, foram delineadas por Srila Bhaktivinoda Thakura.
amnaya praha tattvam harim iha paramam sarva-saktim rasabdim tad bhinnamsamsca jivan prakrti-kavalitan tad vimuktams ca bhavad bhedabheda-prakasam sakalam api hareh sadhanam suddha-bhaktim sadhyam tat pritim evety upadisati janan gauracandrah svayam sah
A mensagem dos Vedas recebida através do guru-parampara é chamada amnaya. Os Vedas e smrti-sastra (tais como Srimad-Bhagavatam) que seguem a versão Védica tem sido aceito como prova autorizada, como tem diferentes tipos de evidência tais como percepção direta, já que como eles confirmam a versão Védica. Da origem destas evidências, as seguintes verdades essenciais são estabelecidas.
1. Hari é a Suprema Verdade.
2. Ele é sarva-saktiman, possui todas as potências.
3. Ele é akhila rasamrta-sindu, o oceano de todos o néctar da doçura transcendental.
4. Dois tipos de jivas, chamada mukta e baddha (liberada e condicionada) são suas expansões separadas (vibhinnamsa-tattva)
5. A alma condicionada está sob o controle de maya
6. As mukta-jivas são liberadas da influência de maya
7. Todas as coisas nesta existência, se conscientes ou não, são manifestações de Sri Hari e são simultaneamente e inconcebivelmente una com Ele e diferente dEle.
8. Bhakti é o único sadhana (meio para alcançar a meta)
9. O amor de Krsna (prema) é o único objetivo (sadhya) Svayam Bhagavan Sri Caitanya Mahaprabhu deu instruções sobre os dez tipos de tattva para as jivas sinceras. Destas, o primeiro e a principla das evidências (pramana-tattva), e os nove restantes são prameya-tattva o tema que é estabelecido por pramana-tattva."(Dasamula-tattva)
No final de sua aula de Jaiva Dharma em Murwillumbah, Srila Narayana Maharaja explicou estas dez verdades.]
[Srila Narayana Maharaja:] Anote estas principais no âmago dos seus corações e em seu papel, e quando precisar, você pode dizer ousadamente:"Esta é a nossa filosofia."
O que é amnaya?
[Sripad Asrama Maharaja:] Amnaya praha significa os ensinamentos Védicos como eles estão vindo em nossa sucessão discipular. Há vastos ensinamentos nos Vedas, mas nem todos os ensinamentos são aceitos na linha de serviço devocional puro. Amnaya praha significa especificamente aqueles ensinamentos dentro das escrituras Védicas que são aceitos por nossos acaryas anteriores, e que é dado para nós na linha de sucessão discipular.
[Srila Narayana Maharaja:] Qual é a segunda ?
[Syamarani dasi:] A amnaya está, em si mesma, separada. Este é o pramana, a evidência, e isto estabelece a prameya, isto é o que é estabelecido pelo sastra pramana. Há nove princípios estabelecidos pela literatura Védica, e eles são chamados de prameya. O primeiro destes nove é que Hari, Vrajendranandana Sri Krsna é a Suprema Verdade Absoluta. Ele é o advaya-jnana para –tattva. Ele é único sem =
existir um outro. Todas as outras encarnações e manifestações de Deus estão vindo dele. Ele é amsi, ou a origem de todos os avataras, e de outras encarnações, como os purusa-avataras, lila-avataras e guna- avataras, são todas emanações dEle. Este é o primeiro prameya estabelecido pelo pramana ou o amnaya.
[Srila Narayana Maharaja:] Você deveria saber que a palavra Brahma, e também Alá e Deus, tem o mesmo significado. Brahma significa o maior, como Alá. Mas a palavra Bhagavan tem um significado muito doce. Se alguém tem opulência ilimitada e grandeza, mas ele não pode ser muito diminuto e fino, como pode Ele ser Deus? Ele não pode ser. Krsna tem ambas qualidades. Ele é o maior, porque o mundo inteiro está situado em um orifício de seus poros, e Ele está em todos os lugares. Ao mesmo tempo Ele é anoraniyam; Ele está em todo átomo diminuto, e em cada partícula dos raios do sol. Krsna está em todo lugar. Ele está em nós, e Ele está nas trepadeiras, árvores, pedras secas e em todos os lugares mais. Ele está também neste livro. Mas se Krsna está em todo lugar- em átomos, árvores e trepadeiras- porque eles não falam? Nós falamos porque Krsna está em nós, mas por que este livro não fala? Não há jivatma (alma) no livro. Onde há ambos, jivatma e paramatma, falar é possível. Nós podemos falar. Quem somos nós? Somos alma. Krsna está presente no livro, mas não há alma lá. Ambos a alma e a Superalma estão presentes nas árvores, e deste modo eles podem sentir, e eles podem dizer alguma coisa em sua linguagem. Krsna é Supremo. Ele pode ser o mais diminuto do diminuto, e Ele pode ser o maior do maior. Assim Narayana tem muita opulência; Deus tem assim muita opulência, mas a maioria das pessoas pensam que Ele não tem forma e Ele não pode vir até nós, mas Krsna vem até nós de uma forma muito doce. Ele é muito enganador e muito amável. Ele pode vir como um filho, como um amigo, ou como o mais amado. Narayana, deus, Alá e Huda não virão desta forma, e por esta razão Krsna é o Supremo. Hari parama-tattva.
O terceiro é sarva-saktiman (O possuidor de todos os poderes e energias).
[Sripad Madhava Maharaja:] Krsna é todo-poderoso. Ele tem assim muitas sakhis (poderes), como jiva-sakti, cit-sakti e maya-sakti. Há três proeminentes. Realmente, sakti é uma e esta sakti é chamada antaranga-sakti, hladini-sakti ou para-sakti. De acordo com o desejo de Krsna, esta sakti é definida como diferente de acordo com as diferentes funções. Nos Upanisads está declarado:
na tasya karyam karanam ca vidyate na tat-samas cabhyadhikas ca drsyate parasya saktir vividhaiva sruyate svabhaviki jnana-bala-kriya ca
["O Supremo Senhor não faz nada, e não se encontra nada igual ou superior a Ele, pois todas as coisas são criadas naturalmente e sistematicamente por Suas múltiplas energias." (Svetasvatara Upanisad 6.8)]
Neste mundo, todas as coisas dependem da causa e resultado da teoria. A princípio há uma causa, e após isto pode-se ver um resultado. Mas para Bhagavan Sri Krsna, na tasya karyam karanam ca vidyate. Ele está completamente além da causa e resultado da teoria.
[Srila Narayana Maharaja:] Krsna é sarva-saktiman. Nós não podemos vê- Lo com estes olhos ou com esta inteligência, nem podemos tocá-Lo pelos nossos sentidos. Embora ele esteja além de nosso limite, quando Ele quer , chama Yogamaya e Yogamaya toca este mundo e Krsna, também, neste momento pode-se vê-lo.
Alguns acreditam que Krsna é o Deus dos deuses, outros não acreditam nisto. Kamsa viu Krsna e Krsna tocou seu corpo. Carana e Mustika também O viram, e Ele também tocou seus corpos; mas Eles nunca realizaram que Ele era Deus. Duryodhana e Jarasandha também O viram, e Ravana, Kumbhakarna e outros demônios viram Rama. Rama também é Krsna, mas eles nunca realizaram isto. Eles estavam sob a influência de Maya, enquanto que aqueles que estão na associação de Vaisnavas podem realizar quem é Deus pela misericórdia de Yogamaya. Ele é por esta razão sarva-saktiman.
Krsna manifesta-se neste mundo por pradhana, que manifesta-se como ar, água, fogo, éter e terra. Pradhana é material, mas isto também é uma sakti, e este poder de Krsna é chamado maya-sakti ou bahiranga- sakti (energia externa). As manifestações mundanas de pradhana não são eternas, mas o poder em si é eterno.
O que é rasabdim?
[Pundarika dasa:] Em seguida, Srila Bhaktivinoda Thakura explica que Krsna também é referido como rasabdim, que significa o oceano de rasa, Ele do qual todas as rasas ou doçuras estão emanando. Krsna também é referido como raso vai saha nos Vedas. Ele é o reservatório original de todas as rasas, e Ele próprio é a personificação da rasa. Qual é o significado disto? Somente temos ouvido que Krsna é o todo- poderoso, e Ele é dotado com potência transcendental completamente. Esta potência manifesta-se assim de muitas inumeráveis maneiras e satisfaz os desejos de Krsna. Três aspectos principais de sua potência interna são também conhecidos como samvit, hladini e sandini, e estes três aspectos afetam todas as atividades da potência interna, potência marginal e potência externa. Neste mundo material, devido a influência da potência externa, todas as jivas experimentam jadananda, prazer material. Este prazer material é realmente um reflexo pervertido da potência interna de hladini –sakti. Aqueles que= cruzam este nível e são capazes de vir para a plataforma de Brahma- bhuta prasanatma (experimentar brahman) são também experimentando um reflexo da potência interna do Senhor. E neste mais puro estágio, em Goloka Vrindavana e todos os mundos espirituais, hladini-sakti provê todos os prazeres do Senhor. Por esta razão, é dito que Ele é o reservatório de todas as rasas experiementadas por alguém, em qualquer lugar.
[Srila Narayana Maharaja:] Dois tipos de jivas vem de Krsna. Qual é o significado de bhedabheda?
[Srila Bhakti Sara Maharaja:] Neste mesmo sloka, Srila Bhaktivinoda Thakura diz: bhedabheda-prakasam. A Verdade Absoluta é simultaneamente una e diferente de todas as coisas. Em outras palavras, Deus está em todo lugar, mas todas as coisas não estão em Deus. Esta é a diferença entre a filosofia monista de Shankara e as várias escolas do pensamento Vaisnava, como as de: Madhva, Ramanuja, Visnusvami e Nimbaditya.
[Srila narayana Maharaja:] Em um sentido podemos ver que as jivas não são diferentes de Krsna, mas ao mesmo tempo elas são diferentes. As jivas vem da sakti, e elas são a transformação da sakti; elas não são manifestações completas como svamsa. Há algumas diferenças e não- diferenças. As jivas tem algumas qualidades de parambrahma, mas não tudo. Elas não podem criar. Elas não podem ser como svamsa, expansões plenárias (Visnu) de Krsna. Elas podem estar encobertas por algum tempo. Esta diferença e não-diferença não é concebível para as almas condicionadas. Somente pelas palavras do guru, que é, por amnaya, entendimento através do Veda-sastra, podem elas saber disto.
[Devoto:] Você disse exatamente que a jiva pode sempre estar encoberta, mas dois dias atrás você estava citando do Jaiva Dharma que Baladeva manifesta certas jivas que são associados eternos de Krsna em Vrindavana.
[Srila Narayana Maharaja:] Eles não são jivas.
[Devoto:] Mas a palavra no livro é jiva.
[Srila Narayana Maharaja:] Não há palavra apropriada em nossa linguagem. Eles são todos parikaras (associados eternos). A palavra jiva é somente aplicável aqui- neste mundo. Todas as jivas podem ser encobertas. Neste reino eles são chamados parisada (associados), e eles são chamados nitya-mukta (sempre liberadas) Aqui eles não são nitya-mukta; eles são nitya –baddha. E realmente, eles não são nitya-=
baddha (condicionados eternamente), mas anadi-baddha (condicionados desde tempos imemoriais). Eles podem ser liberados.
O que é sadhana?
[Vraja Vallabha dasa:] Sadhana é o processo pelo qual a jiva pode libertar-se do reino de maya tanto quanto.
[Srila Narayana Maharaja:] Isto é externo. O que é interno?
[Vraja Vallabha dasa:] Por este processo ele alcançará suddha-bhakti.
[Srila Narayana Maharaja:] Por sadhana, por bhakti, podemos alcançar bhava e gradualmente prema. Sadhana é a execução de sravanam, kirtanam, visnu smaranam, pada-sevanam, arcanam, vandanam, dasyam, sakhyam e atma-nivedanam.
["Ouvindo e cantando sobre os santos nomes transcendentais, forma, qualidades, parafernália e passatempos do Senhor Visnu, lembrando-se deles, servindo os pés de lótus do Senhor, oferecendo respeitosamente adoração ao Senhor com dezesseis tipos de parafernália, oferecendo orações ao Senhor, tornando-se Seu servo, considerando o Senhor como o seu melhor amigo, e rendendo-se totalmente a Ele (em outras palavras, servindo a Ele com o corpo, mente e palavras)."(SB 7.5.23)]
Além disso, os cinco processos mais importantes são:
sadhu-sanga, nama-kirtana, bhagavata-sravana mathura-vasa, sri-murtira sraddhaya sevana
[Deve-se associar com devotos, cantar os nomes do Senhor, ouvir o Srimad-Bhagavatam, residir em Mathura e adorar as Deidades com fé e veneração." ( Cc Madhya 22.128)
Entre os cinco processos, os três mais proeminentes são sravanam, kirtanam e visnu smaranam; e entre todos estes, o primeiro mais importante processo é cantar Hare Krsna.
harer nama harer nama harer namaiva kevalam kalau nasty eva nasty eva nasty eva gatir anyatha
["Nesta era de desavenças e hipocrisia o único meio de libertação é cantar os santos nomes do Senhor. Não há outra maneiira. Não há outra maneira. Não há outra maneira." (Cc Adi 17.21)]
Nama-sankirtana é o melhor sadhana de todos, porque os santos nomes são Radha e Krsna mesmo. Por cantar–mos podemos alcançar prema e este= prema é nosso prayojana. A primeira das dez verdades essenciais é a evidência, e esta evidência é amnaya- esta que é aceita pelo nosso guru-parampara.
Entre todas as evidências sastricas, o Srimad-Bhagavatam é supremo. As próximas verdades revelam sambandha-jnana, abhideya e krsna prema- prayojana. Krsna é o Supremo, sem existir um segundo, advaya-jnana- para-tattva. Ele é o oceano de rasa, e Ele é sarva-saktiman. Há dois tipos de jivas vindo dele, e há um difente e não-diferente entre as jivas e o Supremo Deus. Sadhana é a prática de suddha-bhakti, e prema é o prayojana (meta última). Desta maneira, há dez. Este Dasamula Siksa foi abreviado no Jaiva Dharma, e todos vocês devem lembrarem-se destas dez verdades.
Meus agradecimentos para todos aqueles que tem de alguma maneira vieram associar-se aqui. Oro para que Krsna goteje sua misericórdia sobre todos aqueles que auxiliaram através de dinheiro, energia, ou por dar aulas. Oro para Krsna e Caitanya Mahaprabhu para ser misericordioso com eles. Também, Para aqueles que estão cantando (bhajanas e kirtanas) e aqueles que estão auxiliando de alguma maneira- oro para que eles desenvolvam amor e afeição por Krsna, e apego por krsna nama. Eles nunca ficarão fracos.
Minhas bênçãos afetuosas para todos vocês.

Conselheiro editorial: Pujyapada Madhava Maharaja Transcritores: Raghunatha dasa and Jagad Mohini dasi Edição: Syamarani dasi Digitação: Radhika dasi Tradução: Govinda dasi

http://www.sadhanatimes.com.br/harikatha.php?cod=7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cante este mantra e seja feliz:

Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
hare krishna !reverencias a todos os leitores e devotos do senhor krishna !

este blog esta em construção , vou tentar condensar aqui as aulas do site bhakti brasil que encontrar on line .jaya srila gurudeva !

Yuga Acarya Srila Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaja Ki Jay Ho!!!