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quarta-feira, 21 de setembro de 2011

E se o Guru Não For Puro?



tasmad gurum prapadyeta
jijñasuh sreya uttamam
sabde pare ca nisnatam
brahmany upasamasrayam
(Srimad-Bhagavatam 11.3.21)

Aquele que deseja seriamente alcançar real ou verdadeira felicidade
deve procurar um mestre espiritual fidedigno e se abrigar nele
mediante iniciação. A qualificação de um mestre espiritual é que ele
deve ter realizado a conclusão das escrituras através de deliberação
e argumentos e ser capaz de convencer outros sobre essas conclusões.
Tais grandes personalidades, que se abrigaram completamente na
Suprema Personalidade de Deus, abandonando completamente todas as
considerações materiais, devem ser aceitos como um mestre espiritual
fidedigno.

Suponha que uma pessoa desafortunadamente tomou iniciação de um guru
não-qualificado que não estava no estáguio de um maha-bhagavata (uma
alma totalmente realizada). Este guru não tinha realizado as
verdades estabelecidas. A palavra sabde significa sastras como os
Vedas, Upanisads, etc. Isto também significa o santo nome. Pare
significa o Senhor Supremo, Krsna. Este guru não tinha realização de
Krsna ou Seus nomes ou Suas glórias como descritas no sastra, e ele
só estava no nível de kanistha-adhikari – mas ainda assim, ele
pensava que era guru. Ele tinha muitos desejos mundanos, como o
desejo por nome, fama e opulência, e alguém infelizmente tomou
harinama e diksa dele.
Por acaso os versos que glorificam as qualidades do guru se aplicam
a este guru ou não? Deve o discípulo obedecer tal guru com a
attitude de rendição exigida em todos os sastras ? Deve ele seguir
este guru totalmente ou não? Alguém pode conseguir puro leite de
vaca de um asno macho? Alguém pode tirar mangas doces de uma árvore
de espinhos? Qual é o dever do discípulo em relagão a este tipo de
guru?
Syamarani dasi: Srila Gurudeva pediu que eu respondesse à esta
questão. O sastra fala sobre as glórias do guru e como devemos nos
render a ele. Deveríamos nos render a um guru que não é puro e que
não tem as qualidades de um sad-guru? As três principais
qualificações do guru fidedigno são dadas no verso que começa
com "tasmad gurum prapadyeta".
O guru deve ter estas três qualidades. Ele deve ser erudito em todos
os sastras. Ele deve ter ouvido sabda-brahma som transcendental (os
santos nomes e as palavras dos sastras), de seu guru fidedigno, e
deve ter realização disto. Ele deve ter realizado tudo o que estiver
escrito nos sastras e deve ter realizado também os santos nomes. Ele
não estará cantando nama-aparadha ou nama-abhasa. Ele estará
cantando suddha-nama, e isto significa que ele será um suddha-bhakta.
As três classes de devotos são: kanistha-adhikari, madhyama-adhikari
e uttama-adhikari. Mesmo o madhyama-adhikari bhakta não entende
completamente os sastras. Ele sabe algo, mas não sabe completamente.
Conseqüentemente, não é ele que é descrito quando se refere à sad-
guru neste verso tasmad gurum prapadyeta. Ele deve estar em completo
conhecimento da ciência de Krsna.
No décimo primeiro Canto do Srimad-Bhagavatam, é declarado que o
devoto que está cem por cento fixo no conhecimento do sastra e pode
convencer outros sobre sua conclusão é um uttama-adhikari guru. Tal
guru é um sad-guru. É também dito no Caitanya-caritamrta:

kiba vipra, kiba nyasi, sudra kene naya
yei krsna-tattva-vetta, sei `guru' haya
(Caitanya-caritamrta, Madhya-lila 8.128)

Quer alguém seja um brahmana, um sanyasi ou um sudra –
independentemente do que ele seja – ele pode ser um mestre
espiritual se ele souber a ciência de Krsna.

Alguém que está amarrado, não pode desatar as cordas de outro que
está amarrado. Ele próprio deve ser desamarrado. Ele deve ser
completamente liberado. Ele deve não somente saber o sastra, mas
deve também ser desapegado da vida material. Este é o terceiro
sintoma do guru como descrito no verso que começa com "tasmad gurum
prapadyeta". Ele não vai ter ansiedades ou desejo por felicidade
material. Ele e é chamado vimala, ou um Vaisnava puro. Somente pela
misericórdia de um Vaisnava puro é que é possível alcançar toda a
perfeição em bhakti, e por isso, em suas próprias orações a
Vrajendranandana Sri Krsna, Srila Bhaktivinoda Thakura nos ensina
como orar por esta misericórdia. Em sua canção "Vimala Vaisnava",
ele ora: "kandiya kandiya – vivendo nesta floresta de Godruma, eu
estou simplesmente chorando. Ó Vrajendranandana, eu estou vivendo
somente para obter esta Sua misericórdia". Que misericórdia ele quer?

hari hari kabe mora ha'be hena dina, bimala vaisnave,
rati upajibe, vasana haibe ksina
(Bimala Vaisnava, verso 1)

Ó Hari! Ó Vrajendranandana! Quando virá o afortunado dia em que
rati, profundo amor e apego, se manifestará em meu coração pelos pés
de lótus dos Vaisnavas de coração puro? Neste dia, eu irei honrá-los
e servi-los, e então todos os meus desejos materiais e anarthas,
especialmente luxúria e ira, irão embora.

"Por favor, me dê a misericórdia de desenvolver rati, forte amor e
apego, pelo vimala Vaisnava". Srila Bhaktivinoda Thakura está orando
para ter amor a este tipo de guru.
Suponha que alguém aceite um guru que é sincero, mas não é auto-
realizado, e algum tempo depois ele conhece um devoto puro, e
realiza que aquele guru de quem ele tomou diksa não é puro e não tem
todas as qualidades de um sad-guru. Ele então vai se aproximar deste
guru que não é auto-realizado e dizer. "Eu encontrei um devoto puro.
O senhor vai me abençoar me permitindo ter a associação dele?", se o
guru responde, "Sim, vá; e eu também irei junto com você", o
discípulo pode honrá-lo e ao mesmo tempo ir para o guru de primeira
classe para abrigo completo. Mas por outro lado, se o guru
diz, "Não, siga somente a mim", ele deve então ser rejeitado. No
Bhakti-sandarbha (Anuccheda 238), Srila Jiva Gosvami deu a instrução
de que se o guru é invejoso de um Vaisnava exaltado, deve-se
imediatamente rejeitar tal guru e encontrar um guru Vaisnava maha-
bhagavata.
Se o guru é um vimala Vaisnava, então "vasana haibe ksina – por ter
afeição por este suddha-bhakta, este vimala Vaisnava, todos os meus
desejos materiais e anarthas vão desaparecer". Existem quatro tipos
de anarthas – ego falso, ofensas, desejo de desfrute material e
fraqueza de coração na forma de inveja, desejo por nome e fama e
mentalidade perversa. O desaparecimento destes anarthas ocorre
somente pela misericórdia deste Vaisnava., e somente por se ter amor
e afeição por ele – guru-devatatma – por considerá-lo como mais
querido que nossa própria alma.
O que acontecerá então?

antare-bahire, sama vyavahara amani manada ha'bo
krsna-sankirtane, sri-krsna-smarane, satata jajiya ra'bo
(Bimala Vaisnava, verso 2)

Com um coração livre de duplicidade, meu comportamento externo
corresponderá com os sentimentos e pensamentos de minha mais interna
atma. Considerando-me completamente insignificante eu oferecerei
todo o respeito aos outros sem procurar nenhuma honra em troca.
Sempre dançando e cantando os santos nomes, eu vou permanecer
constantemente absorto em lembrar dos belos passatempos de Sri Krsna.

Alguém pode fazer real avanço se se associa com visayis (aqueles
ocupados em gratificação dos sentidos), e mais ainda, aqueles que
são ofensivos a Vaisnavas. Quando o sastra ordena que se livre de
tal associação, isso não se refere somente a não-devotos. Srila
Bhaktivinoda Thakura está nos instruindo a abandonar tal associação
e tomar abrigo do bimala Vaisnava. Através isso, seremos capazes de
discriminar entre diferentes níveis de devotos e respeitá-los de
acordo com suas capacidades em bhakti. Iremos respeitá-los sem
esperar nenhum respeito em troca. Nossas atividades corpóreas vão ir
embora como uma questão de hábito e vamos então ser capazes de
lembrar de Krsna. Cantando os santos nomes de Krsna, Seus
passatempos virão continuamente em nosso coração como uma cachoeira
ou uma correnteza contínua de mel derramado de uma jarra.
Neste verso, Srila Bhaktivinoda Thakura estã nos ensinando a como
orar, e por que orar. Ele diz, "Eu estou vivendo somente por esta
misericórdia". Por ter amor e afeição por este tipo de guru, vamos
saber automaticamente o que abandonar e o que aceitar. Vamos
automaticamente aceitar as coisas certas e automaticamente rejeitar
aquilo que seja ruim para nós. Então, na hora da morte, vamos
abandonar este corpo alegremente, lembrando de Krsna. Srila
Bhaktivinoda Thakura conclui esta canção dizendo, "Ó
Vrajendranandana Krsna, eu estou vivendo somente para que Você me dê
esta misericórdia – que eu possa ter amor por tal vimala Vaisnava."

bhaktivinoda, ei asa kori, bosiya godruma-bane
prabhu-krpa lagi, vyakula antare, sada kande sangopane
(Bimala Vaisnava, verso 5)

Residindo sozinho na floresta de Godruma e chorando constantemente,
Bhaktivinoda ansiosamente ora, "Estou vivendo somente pela esperança
de que Vrajendranandana Sri Krsna derrame Sua misericórdia sobre
mim".

Srila Narayana Maharaja: Nós devemos considerer que a presença de
uttama-adhikaris (aqueles que estão se aproximando de prema-bhakti
ou já estão em prema-bhakti), madhyama-uttama-adhikaris (aqueles que
estão se aproximando do estágio de bhava), e mesmo madhyama-madhyama
adhikaris (aqueles no estágio de asakti) são muito raros neste
mundo. É muito raro, portanto, ter um guru deste calibre. O que
devemos fazer sob estas circunstâncias? Vamos ter que aceitar um
guru. Se o guru não é sabde pare ca nisnatam, se ele não tem
realização das verdades estabelecidas nos Vedas, Upanisads e outros
sastras, mas ele tem fé firme no seu guru puro, e está sinceramente
o seguindo, então, mesmo se ele é um madhyama-adhikari, não o
rejeite. Se ele está sempre servindo seu próprio maha-bhagavata guru
e é interna e externamente obediente a ele, então não o rejeite. Só
podemos rejeitar nosso guru pela consideração dada por Srila
Sanatana Gosvami em seu Hari-bhakti-vilasa:

avaisnava-mukhodgirnam
putam hari-kathamrtam
sravanam naiva kartavyam
sarpocchistam yatha payah


Não se deve ouvir sobre Krsna de um não-Vaisnava. Leite tocado pelos
lábios de uma serpente, tem efeitos venenosos; similarmente,
declarações sobre Krsna dadas por um não-Vaisnava também são
venenosas.

Se o guru não está servindo seu próprio gurudeva, se ele abandonou o
processo dado por ele, e, seu guru não está setisfeito com seu
comportamento – somente neste caso podemos rejeitá-lo. De qualquer
maneira, se o guru é um madhyama-adhikari sincero, se ele é muito
obediente e está seguindo os passos de seu guru, então ele vai
gradualmente se tornar um uttama-adhikari. Então, nós não devemos
rejeitá-lo. Mas ao mesmo tempo, se ele não é perfeito e por isso não
consegue remover todas as nossas dóvidas sobre a consciência de
Krsna, o que devemos fazer?
Devemos oferecer pranama a ele e pedir permissão para obter a
associação de um devoto maha-bhagavata: O discípulo deve
perguntar, "Posso ir ter com Srila Jiva Gosvami?" ou, "Posso ir ter
com Srila Rupa Gosvami?" ou, "Posso ir ter com um vaisnava de
primeira classe?" Se o guru diz, "Não, você não pode ir", então o
abandone. Por outro lado, se ele diz, "Certamente que você pode
ir, e eu irei também", então ele é um verdadeiro guru. Um guru que
manda seu discípulo para um guru superior para ser instruído também
pode ser um uttama-maha-bhagavata, pois existem vários estágios de
uttama-maha-bhagavata, e este guru certamente não deve ser
rejeitado. Srila Narottama dasa Thakura foi discípulo de Srila
Lokanatha Gosvami, mas ele pediu permissão dele para tomar abrigo de
Srila Jiva Gosvami, e Srila Syamananda Prabhu também pediu permissão
a Sri Hrdaya-caitanya para tomar este mesmo abrigo de Srila Jiva
Gosvami.
Existem três níveis de devotos que podem agir como sad-guru, e eles
são: (1) bhagavat-parsada-deha-prapta, (2) nirdhuta-kasaya and (3)
murcchita kasaya.
Esta vida humana é muito rara, estão não desperdice seu tempo.

labdhva sudurlabham idam bahu-sambhavante
manusyam arthadam anityam apihá dhirah
turnam yateta na pated anumrtyu yavan
nihsreyasaya visayah khalu sarvatah syat
(Srimad-Bhagavatam, 11.9.29)

Depois de muitos e muitos nascimentos e mortes é que alguém alcança
a rara forma humana de vida, que mesmo sendo temporária, concede a
oportunidade de que se alcance a mais elevada perfeição. Portanto,
um ser humano sóbrio deve rapidamente se esforçar para a perfeição
última da vida enquanto seu corpo, que sempre está sujeito a morte,
ainda não caiu morto. Afinal, gratificação dos sentidos está
disponível mesmo às mais abomináveis espécies de vida, enquanto a
consciência de Krsna está disponível somente para um ser humano.

Tente seguir todos estes princípios, e gradualmente voce vai
desenvolver sua consciência de Krsna.

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Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
hare krishna !reverencias a todos os leitores e devotos do senhor krishna !

este blog esta em construção , vou tentar condensar aqui as aulas do site bhakti brasil que encontrar on line .jaya srila gurudeva !

Yuga Acarya Srila Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaja Ki Jay Ho!!!